Cristina Barros

Tuesday, January 09, 2007


***O LIXO DA POPULAÇÃO

Todo ano é a mesma coisa. No inverno amazônico as desculpas dos administradores de Porto Velho se repetem, mudam apenas as pessoas: a culpa é de administrações anteriores, a chuva está atrapalhando os trabalhos das máquinas, vamos esperar o verão. Porém o verão chega... o verão passa e nada!

Agora a novidade é que um secretário do município, afirmou categoricamente em um telejornal local, que a culpa das ruas ficarem alagadas nessa época de chuva é da população, pois o povo joga lixo na rua, nos esgotos e entope os canais.

Mas como a população pode jogar o lixo nas lixeiras públicas, se o lixo não é nem recolhido regularmente?

Como exemplo, a foto acima foi tirada de um bairro que todo ano é atingido pelas águas da enchente do Madeira, no bairro Cai n'Água.

Bem que os cientistas políticos comentam que o povo brasileiro não sabe votar. Para os políticos o povo é apenas um mero número nas urnas, e esse número pode ter seu bilhete vendido.

Exigir cultura, nessa hora senhor secretário, de uma população é muito fácil! Porém a realidade é outra.

Em um país em que existe a má distribuição de renda, em que boa parte da população vive na linha da pobreza ou da mais pura miséria, em que o ensino público é de péssima qualidade, saúde pública, quando há, é prestada por servidores em claro estado de insatisfação e tantas outras desgraças para a humanidade, dizer que a culpa é da população é muito cômodo e uma verdadeira ofensa. Tenha santa paciência!

É preciso fazer o básico: orientar a população intensamente quanto a limpeza; fazer campanhas de massa e cobrar a realização do serviço público; resolver o problema e não ficar dando desculpas ultrapassadas.


Como a população vai jogar o lixo no lixo se o lixo não é recolhido?


***CUIDADO, PAGUE SUA CONTA EM DIA!

As coisas não devem andar muito bem para a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), cuidado consumidor! Aquelas famílias que tinham o costume de sempre pagar uma conta e deixar outra para o mês seguinte em função do orçamento apertado, estão em maus lençóis.

Agora o corte é imediato, com apenas uma conta em atraso.

O pior é que nem chega mais aviso de cobrança ou de corte. Usou, pagou! Quem pagar em dia terá energia, quem não puder, ficará sem alternativa. Cadê a privatização?

Seria ótimo ter alternativas para comprar energia de outros fornecedores. A concorrência é saudável para o nosso bolso.

Mas fazer o quê? Essa foi a política escolhida pela nação brasileira. Afinal, uma das bandeiras mais defendidas pelo PT foi a não privatização. Agora o jeito é aguentar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home